top of page

Método GTD de organização, um aliado no planejamento para estudos.

Nas atribulações do dia-a-dia muitas vezes acreditamos que não conseguiremos concluir todas as nossas responsabilidades. A universidade com os estudos, trabalhos e provas, então, parecem um mostro de sete cabeças pronto para lhe destruir.

Se você, assim como a maioria das pessoas, se encontra sufocado com muitas tarefas diárias e não tem conseguido encontrar espaço na agenda para se dedicar como gostaria a sua vida acadêmica, talvez o método GTD de organização possa te ajudar. “Getting Things Done”, traduzido para o português como, “A Arte de Fazer Acontecer” é uma metodologia de produtividade criada por David Allen, que se baseia em cinco etapas:

  1. Capturar: Tirar da cabeça todas as ideias e lembranças de coisas que você precisa fazer, seja aquelas a serem feitas no dia, na semana, ou mesmo durante o ano. Todas essas atividades a serem executadas precisam sair da sua mente e passar para algum lugar mais confiável, como uma agenda.

  2. Esclarecer: Este é o momento em que você se dedica com foco e atenção para analisar cada uma das obrigações que capturou e decidir o que demanda ação ou não. As tarefas precisam estar organizadas em formato de listas.


  1. Organizar: É importante ter suas listas das obrigações organizadas para que possa acessá-las e escolher a hora certa e o lugar certo para concluir cada uma. Por exemplo, você anotou que precisa “revisar o conteúdo da aula” e “fazer o trabalho da disciplina X”. É incoerente você querer utilizar o tempo livre que você passa na parada de ônibus para fazer o trabalho, é mais proveitoso você revisar as anotações do seu caderno e deixar para fazer o trabalho no lugar certo, que é em casa, na biblioteca, etc.

  2. Refletir: Este é o momento de revisão de todo o sistema para não perder nada de vista, realizar o checklist e ver quais atividades já foram cumpridas e atualizar as informações.

  3. Engajar: É executar as atividades com significado. Saber que você sempre está usando seu tempo para concluir a atividade mais importante destinada àquele momento, em vez de estar preocupado com o excesso de atividade ou procrastinando. É a tranquilidade de saber que o que você ainda não está fazendo está sob controle e possui uma perspectiva, um planejamento de que seja feito.

Para aprender a usar o GTD tem que testar, praticar e se habituar. Para saber mais sobre o método ou buscar mais dicas de como se organizar para conseguir concluir suas atividades acadêmicas, procure a orientação pedagógica do Campus.

Abraços e bons estudos.

Referências:

GODINHO, Thais. Método GTD: potencialize a sua produtividade aplicando essa metodologia em seu dia a dia. Produtividade. Disponível em: <http://br.blog.trello.com/metodo-gtd/>. Acesso em: mar. 2018.

bottom of page