top of page

Mantenha uma atitude positiva nos estudos

Todos sabemos o quanto olhar a vida de uma maneira pessimista faz com que vejamos tudo de maneira mais complexa do que é. Manter uma postura positiva, encarado as dificuldades com serenidade, nos permite ter mais domínio sobre as situações, agindo de forma a resolver os problemas e não o tornando ainda maior do que é.

Na hora de estudar não é diferente, uma atitude positiva, com motivação, autoconfiança e persistência, pode ajudar a alcançar o aprendizado daquela disciplina tão amedrontadora.

Leia e reflita com cada uma delas e pense como elas podem ajudar a encarar as dificuldades com mais otimismo.

  • Motivação:

O estudante não deve esperar que a motivação seja impulsionada somente por estímulos e recompensas dadas pelos professores (notas das avaliações), ele pode criar seus próprios estímulos e aprimorar o interesse pelos estudos. Depois de terminar bem uma tarefa difícil ou conseguir concluir um trabalho, o estudante pode oferecer algo agradável a si próprio: ver um bom programa de TV, fazer um passeio, ir a uma festa ou cinema...

Pensar apenas no presente pode ser bem desestimulador quando você realmente não se dá bem com uma matéria, mas tem que estuda-la naquele instante. Uma maneira de se livrar dessa vontade de se esquivar do estudo é pensando no futuro, vislumbrando as vantagens que o estudo pode lhe proporcionar. Refletir sobre o sucesso profissional que você pode alcançar é um ótimo incentivo.

  • Autoconfiança:

Os alunos sem autoconfiança valorizam excessivamente as limitações, pensam demais nos seus pontos fracos e esquecem de suas qualidades. Julgam-se incompetentes quando se comparam com colegas da turma. Contudo, devem ter uma atitude contrária. Diante da dificuldade precisam acreditar que são capazes e lembrar de quantas conquistas já tiveram quando se aplicam com dedicação. A autoconfiança é uma atitude psicológica saudável que faz aumentar o interesse pelos estudos e diminuir as tensões e angústias próprias de momentos difíceis, como seminários e provas.

  • Persistência:

Em cada semestre letivo podem surgir momentos de desânimo. É natural pensar em desistir, porém, se a profissão escolhida é o que realmente você vislumbra para o futuro, não é razoável rejeitar disciplinas ou abandonar os estudos. Quem está convicto de seus objetivos não deve perdê-los de vista, e nem mesmo desanimar só porque encontrou um professor menos simpático ou uma matéria mais complicada.

Fonte:

DIVISÃO DE APOIO PEDAGÓGICO – DAP. Recomendações pedagógicas aos estudantes em virtude da autoavaliação dos docentes. Belém, PA: UFRA, 2017. p. 35 - 40.

bottom of page