top of page

Sentimento de Pertencimento - No trabalho



Pertencer a um meio e se sentir inserido em um grupo social são necessidades inerentes do ser humano. Por esse motivo, estamos unidos a comunidades, família e ciclos de amigos que compartilham de nossos gostos, objetivos, cultura, religião etc. Isso permite que as pessoas se sintam aceitas e reconhecidas em qualquer área ou contexto da vida.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Globoforce WorkHuman, que contou com a consulta de 23 mil funcionários em 45 países e diferentes indústrias, apurou o que faz os funcionários mais felizes. A partir desse estudo global, o instituto criou uma métrica geral – o Índice de Experiência do Funcionário – para medir quais aspectos fazem parte de uma genuína experiência positiva do profissional dentro de uma organização.

O maior motivador encontrado na força de trabalho é o sentimento de pertencer: sentir-se parte de um time, grupo ou organização é o que mais gera felicidade entre os profissionais. Mais do que isso, os profissionais que sentem um forte senso de pertencimento têm uma performance superior, contribuem além das expectativas, e também estão menos propensos a pedir demissão, segundo o estudo.

O segundo fator motivador é o sentimento de propósito – entender porque o trabalho está sendo feito, e porque é importante. Em terceiro lugar está o sentido de realização do trabalho que foi feito, em quarto a alegria, que é o sentimento de prazer ligado ao ambiente de trabalho e ao trabalho em si e, por último, o vigor, que é a presença da energia e entusiasmo.

Como é possível ver, em nenhum momento fatores que há anos eram considerados importantes, como compensação em dinheiro, reconhecimento financeiro ou benefícios aparecem entre os principais motivos de felicidade no trabalho. E quanto maior a felicidade no trabalho, maior o esforço voluntário aplicado na sua realização.

Quanto mais experiências positivas do empregado no trabalho, mais ele realiza um esforço voluntário ao redor da sua atividade. De fato, o estudo revela que 95% dos funcionários com uma experiência de trabalho positiva têm uma atitude com vistas a realizar um maior esforço voluntário, contra 55% daqueles que não encontram esse reforço no trabalho.

O local de trabalho não deve ser apenas o lugar onde os indivíduos cumprem suas tarefas e recebem suas remunerações. Mais do que isso, o trabalho deve ser o local onde eles têm a oportunidade de se desenvolver profissionalmente, estabelecer ligações interpessoais e cultivar um espírito colaborativo – afinal, é lá que passamos boa parte do nosso dia.

A ideia de pertencer ou fazer parte de uma organização contribui para melhorar o engajamento de funcionários, a produtividade e o alcance dos resultados desejados. Aumento da satisfação, maior dinamismo nas atividades e equilíbrio das necessidades da empresa e do funcionário também são benefícios que o sentimento de pertencimento no trabalho produz.

Para os gestores, o desafio é de que as empresas sejam capazes de criar essa ligação emocional com seus colaboradores para que eles desenvolvam o sentimento de pertencimento. Do contrário, nem sempre será possível suprir sentimentos de insatisfação em relação à empresa, causando desmotivação, baixa produtividade e aumento do turnover (também chamado de Rotatividade de Pessoal).

O sucesso neste desafio depende de estratégias que possam reter colaboradores e potenciar a ligação emocional no trabalho e a ideia de pertencer ao ambiente corporativo do qual o profissional faz parte. Estratégias que envolvam ações de reconhecimento e valorização de funcionários são muito úteis neste processo, bem como ferramentas que permitam autonomia e criem um ambiente de trabalho saudável e bons relacionamentos com a liderança. Em outros casos, conduzir a empresa pautando-se em atitudes simples (e eficazes), como elogios ou reconhecimento pelo trabalho bem feito, torna-se um importante diferencial.

• Ações de reconhecimento e valorização de funcionários: são utilizadas por empresas que desejam reconhecer o bom desempenho de seus colaboradores no trabalho através de premiações em dinheiro, viagens ou experiências vivenciais. As ações podem ser desenvolvidas em ocasiões especiais (aniversários e datas comemorativas) ou fazer parte de uma campanha maior como, por exemplo, campanhas de incentivo de vendas, retenção de talentos, reconhecimento por tempo de casa, entre outras.

bottom of page