top of page

Trabalho em Equipe!



A principal característica de uma equipe é que seus membros tenham como prioridade as metas do grupo, cada um cooperando com o outro para que esse trabalho e essas metas sejam concluídas e atingidas com sucesso. Esses membros podem possuir forte personalidade, habilidades especializadas altamente desenvolvidas e comprometer-se com uma diversidade de objetivos que esperam atingir através de suas ações.

Uma equipe no real sentido da palavra dá apoio uns aos outros, colaboram livremente e se comunicam abertamente e com clareza entre si. Equipes eficazes tendem a fluírem informações livremente, tem um relacionamento de confiança, respeito e apoio entre os membros. Os conflitos são naturais e até mesmo úteis, porém a situação se faz em torno de questões e não de pessoas. Há um clima participativo e não ameaçador e nem tampouco não competitivo. As decisões são tomadas por consenso e com comprometimento total utilizando a eficiência de recursos, membro consciente que seu papel na empresa é cooperar para o desempenho do ambiente e não para o desperdício.

O trabalho em equipe traz benefícios e resultados vantajosos tanto para seus membros como para a organização em que trabalham. Colaboração é o benefício principal. As pessoas querem realizar juntas um bom trabalho, dar apoio umas às outras, porque se identificam com a equipe; desejam que esta se destaque e seja bem sucedida. A competição individual é reduzida. No interesse do grupo, elas querem ir além da cooperação entre si. Elas colaboram e de boa vontade entregam-se ao esforço do grupo.

Pessoas que aprenderam a dar apoio e a confiar umas nas outras compartilham livremente seus conhecimentos. Elas compreendem quanto é importante para uma equipe fazer circular as informações que os membros necessitam para operar de modo mais eficaz. A informação flui livremente para cima, para baixo e para os lados. Assim, comunicação é outro benefício. Há também uma aplicação mais eficiente de recursos, talentos e forças, porque eles são usados de boa vontade e compartilhados com os demais companheiros. Toda vez que falta a um membro da equipe certo conhecimento ou competência, outro está pronto para supri-lo.

Um quarto benefício é o conjunto decisões e soluções – adotadas simultaneamente, com todos gerando e avaliando um maior número de opção do que uma única pessoa poderia fazê-lo. O tempo marginal para suas escolhas em conjunto e não sequencialmente, como ocorre com frequência. As decisões são tomadas por consenso, e isso significa que são geralmente melhores do que até mesmo aquelas à qual a pessoa mais inteligente do grupo de trabalho poderia ter chegado sozinha.

As pessoas que são responsáveis por decisões e soluções as consideram com sua propriedade e, consequentemente, sentem-se compromissadas em conduzi-la com sucesso. Esse é o quinto beneficio. Os integrantes nutrem também um forte compromisso com a própria equipe para que ela não se desagregue. Finalmente, chega-se à qualidade. Existe uma preocupação para alcançar qualidade e precisão porque os participantes sentem que fazem parte de um esforço de equipe e querem que esta pareça a melhor possível. Além disso, como os membros trabalham em colaboração, estão assegurando que cada um obtenha da equipe o que necessita para produzir o melhor trabalho.

Porém, ainda assim os conflitos são naturais em algum momento, não há perfeição quando se lida com pessoas.

Administrar conflitos é entender o significado das atitudes dos integrantes da equipe. Adotar estratégias para administrar pontos negativos dos diferentes tipos de personalidades, é importante saber lidar primeiramente com você mesmo. Quando há conflitos na equipe ocorre bloqueio, irritação, individualismo. Uma vez esses conflitos sendo bem administrados ocorre mudanças, crescimento, criatividade ocorre feedback entre os membros do grupo e líderes e liderados.

Quando surgir um conflito, tenha em mente que as pessoas do outro lado no conflito têm um ponto de vista que é tão legitimo com o seu modo de pensar é pra você. Ela pode não se sentir a vontade com a situação, tanto quanto você. Em geral a outra pessoa estará disposta a aceitar uma solução se você puder torná-la suficientemente atraente. É mais seguro não se prender a questões pessoais no momento da discussão. O futuro é muitas vezes uma base mais construtiva para discussão do que o passado, portanto deve-se enfatizar o que pode ser feito para proporcionar uma solução ou uma alternativa para a situação que prevalece agora.

Os conflitos interpessoais são comuns no ambiente contemporâneo. Para manter um clima agradável e sem manifestação de atritos, é necessário que as pessoas deixem de agir de forma individualizada e passem a interagir como uma equipe, promovendo relações amigáveis e fazendo com que cada um procure cooperar com o outro, mas, para isso, é preciso que cada um faça a sua parte, pois se todos não estiverem dispostos a contribuir, não iremos chegar a lugar algum. Cabe ao líder também dar direcionamento do comportamento da equipe.

bottom of page