top of page

Calouros, foi dada a largada!



Por enquanto você está tranquilo? Relaxado? Apenas pensando na sua conquista de entrar em uma Universidade?

Está começando uma nova etapa em sua vida.

A primeira pergunta a ser feita é "O que de fato faz aqui?"... A partir dela devem surgir outras reflexões... "O quanto se identifica com o curso"..."O que quer para seu futuro".

As reflexões acima vão te auxiliar nas escolhas para traçar seus objetivos e como vai seguir com seu caminho na vida universitária... Mas você já sabe quais são seus objetivos?

O que espera conseguir quando estiver formado? Ou como se vê daqui a 5 anos já é uma boa estratégia para começar a elaborar seus planos.

Assim que você passa a ter um foco em mente é necessário seguir em frente para alcançá-lo. Como fará isso?

Nesse ponto você já deve ter entendido que os esforços serão fundamentais para sua conquista. Mas em que momento começará a colocá-los em prática será novamente uma escolha sua. Você tem a opção de começar a se dedicar logo no início ou quando começar a perceber seus resultados, e que estes não estão satisfatórios (ou estão)....ou então quando perceber que reprovou (ou não)... O quanto você quiser esperar para se dedicar a essa nova etapa, é responsabilidade somente sua... Mas deve estar claro que para cada escolha há uma consequência, e que quando elas vierem você deverá assumí-las.

Não tente ser perfeito, afinal quanto mais você criar expectativas, mais fácil será para desistir no meio do caminho quando se deparar com a primeira frustração. As dificuldades nessa jornada estarão lado a lado com suas conquistas, elas não deixarão de existir, isso é uma realidade, porém o que vai diferenciar é sua capacidade de superá-las.

Seu objetivo final talvez esteja programado a médio ou longo prazo... mas seria interessante se criasse objetivos menores que pudesse colher os frutos a curto prazo para se sentir motivado no dia a dia.

De vez em quando, PARE e ANALISE a eficiência das suas estratégias.

Por fim, organize-se e obtenha uma rotina de estudos... Como dizem.."se conselho fosse bom"... Mas essa rotina se transformará em hábito e fará toda a diferença.


“Sei que é chato ouvir isso, mas qualquer objetivo que realmente valha a pena sempre virá acompanhado de esforço, trabalho, superação…”









bottom of page