top of page

Os benefícios da ATENÇÃO PLENA!

Mindfulness é um termo da língua inglesa que, em português, significa atenção plena. Trata-se de uma palavra bastante direta. Mindfulness sugere que a mente está completamente atenta ao que está acontecendo, ao que estamos fazendo, ao espaço que estamos ocupando. Pode até parecer trivial, com exceção do fato irritante: nossa mente tem a tendência de levantar vôo, literalmente. É comum estarmos ouvindo o diálogo de alguém e de repente, perceber, que nossos pensamentos já estão em outro lugar. Voando! Divagando! Pensando o que fazer no jantar, na viagem do próximo mês, nos planos das férias, etc. Nós perdemos contato com o nosso corpo com facilidade. É muito comum preocupar-se com o futuro. E isso aumenta, e muito, nossa ansiedade.

Não importa o quão longe nossa mente consiga se afastar, a atenção plena ajuda a nos encaminhar de volta para onde estamos e o que estamos fazendo e sentindo. Se você quiser saber o que é mindfulness, é melhor praticar por um tempo.

Qualquer um pode fazer isso

A prática de atenção plena cultiva qualidades humanas universais e não exige que ninguém altere suas crenças. Todos podem se beneficiar e é fácil de aprender.


É uma maneira de viver

Mindfulness é mais do que apenas uma prática. Isso traz consciência e atenção em tudo o que fazemos – e reduz o estresse desnecessário. Mesmo um pouco torna nossa vida melhor.


Está baseado em evidências

Não temos que tomar consciência da fé. Tanto a ciência como a experiência demonstram seus benefícios positivos para a nossa saúde, felicidade, trabalho e relacionamentos.


Atua na plasticidade cerebral

O cérebro possui uma capacidade muito grande de mudar, se regenerar e estabelecer novas redes sinápticas. Isso é chamado de plasticidade cerebral. A prática de, intencionalmente, manter a mente focada no presente e relaxar, durante as sessões de mindfulness, fazem com que o cérebro adote esse modo de agir nos outros momentos do dia, estendendo este bem-estar.


Ajuda a diminuir ansiedade e estresse

Um estudo publicado no periódico científico JAMA International Medicine revisou mais de 19.000 pesquisas sobre a ação da técnica da atenção plena, e constatou que ela realmente ajuda a aliviar a ansiedade e o estresse. Pessoas ansiosas têm um problema para controlar pensamentos de preocupação. A prática às ensina a não se deixarem ser dominadas por eles.


Melhora a produtividade

Há duas bases da meditação que suportam esse benefício. A primeira delas é a respiração. Durante a prática meditativa, você faz respirações lentas e profundas, que levam mais oxigênio para o cérebro, melhorando o seu desempenho. Além disso, a concentração praticada durante as sessões é aprendida como padrão de comportamento do cérebro, e levada para outras dimensões da vida.


Aumenta a inteligência emocional

A base da inteligência emocional é conseguir controlar os impulsos e reagir às situações do dia a dia com mais racionalidade e sabedoria. A mindfulness ensina o praticante a identificar que ele não é seus pensamentos e que é possível reconhecer um sentimento e deixá-lo ir. Com o tempo, a pessoa aprende a extrapolar esse aprendizado para os momentos de atrito do cotidiano.


Quem deveria praticar atenção plena e por quê?

Praticamente todo mundo. No passado, pesquisas sobre atenção plena no trabalho se focavam em cargos executivos e no desempenho cognitivo associado a esse trabalho.

Estudos mais recentes, no entanto, focaram particularmente em trabalhadores de redes de restaurantes do Sudoeste dos Estados Unidos. Os gerentes afirmam que empregados que têm pontuação alta em atenção plena também mostram um desempenho melhor, destacando a necessidade de atenção em locais de trabalho de ritmo acelerado.

Antes de tentar qualquer tipo de auto aperfeiçoamento, lembre-se que o resultado normalmente é mais efetivo quando você sabe o que está fazendo. Em um tempo em que a linha divisória entre vida pessoal e trabalho está cada vez mais difícil tem maior sensibilidade e empatia nas relações e mais respeito consigo e com os outros.de enxergar, todo seu stress pode eclodir a qualquer momento, levando a comentários nada apropriados no local de trabalho ou à sensação de que você não tem tempo para cuidar de si mesmo.

Acredita-se que a atenção plena melhora a comunicação e o foco, reduz a ansiedade e o stress e dá um gás em suas habilidades cognitivas, nas leituras e nas atividades do dia a dia: isso faz de você uma pessoa melhor, mais calma e atenta.

Quando praticadas nas culturas orientais, todas as técnicas de meditação, incluindo a mindfulness, têm como objetivo tornar a pessoa uma versão melhor de si mesma. Alguém que consegue lidar melhor com os obstáculos do dia a dia.

bottom of page