top of page

Setembro Amarelo - Prevenção ao Suicídio

FALAR É O MELHOR REMÉDIO.

Suicídio é um problema complexo para o qual não existe uma única causa ou uma única razão. Ele resulta de uma complexa interação de fatores biológicos, genéticos, psicológicos, sociais, culturais e ambientais. É difícil explicar porque algumas pessoas decidem cometer suicídio, enquanto outras em situação similar ou pior não o fazem. Contudo a maioria dos suicídios pode ser prevenida. Suicídio é agora uma grande questão de Saúde Pública em todos os países.

  • Em 2012, aproximadamente 804 mil pessoas se suicidaram ao redor do mundo. Isso equivale a dizer que 2.200 tiraram a própria vida a cada dia daquele ano, em um intervalo médio de tempo de quarenta segundos.

  • Toda vez que uma pessoa se suicida, outras vinte tentaram e não obtiveram o resultado por elas desejado. Isso significa que há uma tentativa a cada dois segundos ao redor do mundo.

  • O número de pessoas que cometem suicídio hoje já foi superado o número de pessoas que oficialmente vão a óbito por homicídio ou mortes em guerras ou desastres naturais.

A maioria absoluta dos casos de suicídio possui causas detectáveis e tratáveis. Casa pessoas que se suicida provoca impacto direto em pelo menos cinco a seis pessoas com as quais se relacionava. Essas pessoas (familiares ou amigos) sofrem, em graus variados, consequências emocionais, econômicas e sociais.

Ninguém se suicida sem que haja em sua mente grandes doses de desespero, desesperança e sentimentos de incapacidade e nulidade.

É importante salientar que as redes de atendimento municipal oferecem suporte para quem está com ideias suicidas, ou outras situações que sejam prejudiciais à saúde mental.

Em Parauapebas/PA, os Postos de Saúde possuem psicólogos que atendem de graça, e ao contrário do que muitos pensam, NÃO é preciso passar antes pelo médico. A recepção tem a obrigação de informar o procedimento, dia e horário de disponibilidade do profissional.

bottom of page