top of page

Aprendendo a lidar com a ansiedade nas provas

Muitos alunos nos procuram em final de semestre pedindo ajuda para lidar com a ansiedade na hora da prova, com medo do famoso branco. Ficam nervosos, choram, sentem náuseas, dor de barriga e até pensam em desistir de fazer para fugir dessas sensações. Alguns realmente desistem, entregam a folha somente com o nome e vão embora.


Para compreendermos como medo e ansiedade afetam nosso corpo, precisamos entender que ele é fruto de pensamentos disfuncionais (ou seja, não trazem benefício para a nossa vida) e de acordo com a psicologia cognitiva comportamental, o pensamento gera sentimento (sensações) que gera comportamento, ou seja, se antes da prova ou na hora quando eu a vejo começo a ter pensamentos como: “Tá muito difícil”, “não vou dar conta”, “não tô entendendo nada” e assim, desencadearei no meu organismo sensações como falta de ar, sudorese em várias partes do corpo, mal estar e como comportamento, começo a mexer as pernas, mãos, braços, começo a ficar desanimado e penso em desistir, gerando outros tipos de pensamentos negativos.


Antes da prova o ideal é relaxar o corpo com exercícios leves e moderados, alimentação tranquila e uma boa semana de sono, mas, o que mais pesa é o controle emocional na hora da prova ao abrí-la e ver que os conteúdos parecem estar muito pesados.


1º Quebre o ciclo da ansiedade (pensamento gera sentimento que gera comportamento). Não valorize as questões que você inicialmente acha que não tem competência para resolver, valorize as que você sabe (mesmo que poucas) para não ter como resultado o bloqueio de dopamina e aumento de cortisol. Troque o pensamento de “com questões como essa não farei uma boa prova” por “ops, tem questões aqui que eu dou conta”. Após resolvê-las se sentirá mais a vontade e pensará “tem questões que se eu gastar um tempinho tentando resolvê-las eu vou conseguir fazê-las.” Por último, faça as mais difíceis.


2º Durante a prova escreva no canto tudo que venha a mente, mesmo que não seja da questão que esteja resolvendo, é como se a mente quisesse te enviar uma mensagem que vai chegando aos poucos. Logo à frente será possível que, “sem querer” foi construída toda uma linha de raciocínio que te ajudará em muitas questões.


3º Na hora da prova alongue-se (sem chamar muita atenção) articule os braços e ombros, isso ajuda no processo de respiração.

4º Leve chicletes, barra de cereal e água – O ato de mastigação ajuda a tirar o estresse, o cereal é uma fonte de energia que não pesa o processo digestivo ao mesmo tempo sustenta e a água ajuda a oxigenar o cérebro.

5º Aprenda a fazer respiração diafragmática (aquela que estufa a barriga), muitas pessoas acham que sabem respirar e fazem a respiração torácica (a que enche os peitos). Esta não deixa os pulmões encherem, não completando o ciclo da respiração, impedindo a chegada de mais oxigênio para o pulmão e por consequência, não relaxando.

Fonte: Vieira, Leonardo Sandro. Aprendendo a lidar com... Rio de Janeiro-RJ, 2018.

bottom of page